Conheça os 5 sinais de que seu carro precisa de revisão

Quem possui carro há algum tempo sabe que prevenir é sempre melhor do que remediar, portanto revisões periódicas são fundamentais para garantir a vida útil do seu veículo por mais tempo.

Porém, além da revisão anual que é o padrão para maioria, é importante ficar de olhos nos sinais que seu carro te dá que indicam a necessidade de uma visita ao mecânico.

Venha ver quais são os principais sinais e como reconhecê-los.

Boa leitura.

Falhas na Bateria

Quando a bateria começa a falha é mais fácil de notar, pois significa luzes de painel não acendendo ou piscando, carro demorando para pegar e por aí vai.

Muitas vezes o problema é na alimentação que impede que a bateria seja recarregada e causando o famoso momento de “bateria arriada” que faz muitos terem sempre um cabo pronto no porta malas para contar com a ajuda de um motorista amigo que cruza nosso caminho.

Quando notar esses sinais de que a bateria tem apresentado falhas, procure um centro automotivo para confirmar se o problema é da bateria ou da parte elétrica como um todo.

Cheiro desagradável no ar condicionado

Vivendo num país tropical como o nosso, o uso do ar condicionado automotivo é imprescindível para termos o mínimo de conforto.

Se você sentir um odor desagradável saindo desse componente ou uma redução do fluxo do vento para a cabine, é hora de fazer a revisão do carro, pois isso pode ser um sinal de que o gás está vazando ou mesmo que há um acúmulo de sujeira nos tubos que impede o funcionamento correto do componente.

Por isso, é fundamental fazer a higienização do ar condicionado do seu veículo ao menos a cada 6 meses, senão poderá até sofrer com problemas respiratórios devido a sujeira no local.

Capô quente demais

É normal que o capô do carro esquenta, afinal ali embaixo que está o motor, porém se o calor for excessivo, pode indicar algum problema maior,

Radiador superaquecido é uma das principais causas que fazem motores fundir por aí, e isso ocorre por falta de água na peça.

Atualmente também existem líquidos próprios para resfriar o radiador que prolongam a vida útil da peça e mantêm a temperatura adequada.

Na manutenção, o especialista vai checar o sistema, fazer as limpezas e adicionar a solução do radiador, se necessário, por isso não hesite em correr para um auto center em caso de superaquecimento do capô

Luzes no Painel

Qualquer luz que acende no painel é motivo de alerta, pois raramente sabemos o que representam aqueles símbolos.

Recentemente publicamos um artigo explicando algumas dessas luzes que vale a pena conferir.

Por hora o que podemos dizer é que no manual do seu carro, vem descrito o que quer dizer cada símbolo, mas em geral, se for luz vermelha, é hora de correr pro mecânico sem pensar duas vezes.

Barulho nos freios

Esse é o sistema mais importante de qualquer veículo, pois em caso de falha, as chances de um acidente grave são imensas.

Ruídos na frenagem, costumeiramente são por falta de lubrificação, pastilhas gastas ou problema mecânico na transmissão, por isso, não dá para ignorar esses barulhos pois o risco é muito alto.

Enfim, esses são os 5 sinais principais para você ficar alerta quando se deparar com eles e rapidamente levar para o seu mecânico de confiança.

Contudo, a recomendação é não esperar esses sinais, e fazer revisões com frequência, bem como alinhamento e balanceamento, pois isso aumenta a vida útil do seu carro e deixa mais valorizado para revenda.

Faça seu pit stop aqui na Stock Auto Service e saia com o carro regulado, motor lubrificado e pronto para rodar macio nas ruas.