Faça o rodízio de pneus de forma adequada

Para igualar os níveis de um veículo e diminuir o desgaste no eixo, o rodízio dos pneus é fundamental. O peso dos ocupantes, buracos e estradas irregulares faz com que os pneus se desgastam de forma desigual, por isso essa técnica auxilia a manter o nível do carro.

Há quem questione e há quem ache indispensável, por isso, vamos entender melhor as vantagens e benefícios de fazer o rodízio de pneus.

Boa leitura.

Estabilidade e rodar macio

Enquanto estão no seu melhor estado de conservação, os pneus são parte vital para que o carro rode bem com estabilidade e segurança, por isso é importante trocá-los ao menor sinal de desgaste grave. Nesse sentido, podemos dizer que o rodízio é um paliativo para que seu veículo fique andando estável por mais tempo e garantir uma vida útil maior, que na prática representa economia.

Lembrando que dirigir com pneu em mau estado configura infração de trânsito, como determina o Código Brasileiro de Trânsito.

Quando trocar os pneus?

Para entender quando o rodízio funciona e quando a troca é inadiável, é preciso considerar algumas coisas. Como dito na no início, o rodízio consiste na troca periódica da posição dos pneus nos eixos do automóvel, ou seja, colocar os dianteiros na parte de trás e vice-versa.

Com o uso, os pneus desgastam por conta do atrito da borracha com o chão, o que faz com que percam aderência ao solo, deixando o veículo instável. Esse desgaste é totalmente natural, contudo se em excesso, pode fazer com que o carro perca a aderência ocasionando alto risco de derrapagem.

Nesse sentido, diversos especialistas em carros, e até mesmo montadoras de veículos, afirmam que o rodízio pode aumentar a vida útil do pneu consideravelmente, entretanto há quem acredite que essa ação não faz diferença na prática e tem efeito apenas no placebo.

A bem da verdade, se usado como uma maneira de ganhar um tempinho até a troca definitiva dos pneus, o rodízio pode ser um bom aliado na economia, mas como tudo na vida tem seus prós e seus contras.

Vantagens

Segundo a Bridgestone, uma das líderes em vendas de pneus, a medida pode gerar problemas. Os especialistas da fabricante acreditam que os pneus dianteiros tendem a sofrer mais desgaste por conta do maior esforço causado pela tração. 

Então ao fazer a troca, você até consegue que o desgaste seja menos desigual, mas inevitavelmente vai perder performance, porém vai ganhar muito em segurança e vida útil, o que representa economia para o seu bolso.

Desvantagens

Como já mencionamos, algumas marcas fabricantes de pneus não recomendam o rodízio pelo fato de que só mascara o problema e pode gerar um desgaste direto no eixo interferindo na suspensão.

De qualquer forma, a decisão é sua, porém recomendamos a troca sempre que houver necessidade real, e para isso, nada melhor que passar nos boxes da Stock Auto Service e ter serviço das pistas no seu carro.

Faça seu pit stop aqui na Stock Auto Service e saia com o carro regulado, motor lubrificado e pronto para rodar macio nas ruas.