Como Identificar problemas na suspensão do seu carro

O desempenho do seu carro pode estar sendo afetado por problemas na  suspensão e talvez você nem saiba. Perda de aderência, instabilidade nas curvas e desgaste dos amortecedores, são alguns dos problemas causados por uma suspensão desregulada.

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas para que você possa identificar eventuais problemas na suspensão do seu veículo.

Boa leitura.

problemas na suspensao amortecedores stockauto

problemas na suspensao amortecedores stockauto

Use todos os seus sentidos

Ter muita atenção aos sinais que seu carro te dá é importantíssimo para antecipar problemas na suspensão, por isso fique atento ao que seu veículo está tentando te dizer, e veja se alguns dos sinais abaixo tem acontecido contigo.

  1. Barulhos altos e intensos

Aqueles sons metálicos que você ouve próximo a roda, muitas vezes é confundido com problemas na suspensão, porém essa parte é hidráulica e não faz esse tipo de barulho.

O que acontece é que muitas peças que compõem a suspensão como um todo costumam se desgastar mais rápido, como as bieletas e buchas, que quando ficam com folga emitem um som mais alto e incômodo.

Por isso que a cada 10 mil km rodados, é necessário uma inspeção completa nesses componente da suspensão e eventualmente substituir um ou outro antes que se tornem problemas maiores.

  1. Direção instável

Quando estiver sentido um balanço fora do normal ou dificuldade para controlar o carro, principalmente nas curvas, pode ser que a suspensão não esteja 100%.

Amortecedores desgastados também contribuem para essa sensação de trepidação, por isso é fundamental fazer alinhamento, balanceamento e as inspeções periódicas para não chegar num estágio irremediável.

  1. Desgaste acentuado nos pneus

Danos e desgastes na suspensão fazem com que todo o estresse do eixo afete diretamente os pneus, portanto um dos indícios de problemas nessa parte é um desgaste mais acentuado que o normal nos pneus.

Carro desalinhado e desbalanceado também contribuem para o desgaste dos pneus e funciona de forma oposta também, ou seja, pneus desgastados demais também causam problemas na suspensão.

Por isso que além de manter a suspensão do veículo em perfeito estado, o alinhamento e balanceamento auxiliam na economia de combustível, já que a aderência dos pneus ao solo estará adequada, e você sentirá a diferença rapidamente.

  1. Perda de estabilidade

Se está sentindo dificuldade para segurar o carro nas curvas, ou precisa reduzir muito a velocidade para fazer contornos em rotatórias, por exemplo, pode ser sinal de problemas na suspensão danificada, possivelmente com algum dos componentes apresentando defeito considerável.

Nessa hora, leve seu veículo a um mecânico ou centro automotivo urgentemente.

problemas na suspensao amortecedores novos stockauto

problemas na suspensao amortecedores novos stockauto

  1. Vazamentos

Esse é um dos sinais visuais que mais chamam a atenção, pois se o óleo do amortecedor vaza ele perde seu funcionamento, por isso olhe a peça e se notar que há vestígios de óleo na parte externa é hora de levar para assistência especializada.

Realmente não espere, pois o amortecedor com vazamento perde sua eficácia rapidamente.

  1. Rodas sem contato adequado

Quando o carro está com problemas no amortecedor e passa por irregularidades no asfalto, a roda fica “pulando” — ela sobe e desce rapidamente. É bem fácil de notar. 

Além disso, haverá um desgaste acentuado e irregular dos pneus.

  1. Danos as molas

As molas normalmente são silenciosas, por isso é mais difícil notar quando apresentam problemas. Visualmente você notará que o veículo perde um pouco da sua altura e na peça em si pode ser que tenha marcas de oxidação, o que necessita de ajustes urgentes.

É importante dar manutenção antes que se quebrem, pois podem atingir os pneus e comprometer a segurança do condutor, por isso não brinque com o serviço e corra para um mecânico.

  1. Monobloco com Rachaduras

Com o tempo de uso a peça pode passar por ressecamentos ou impactos, principalmente em carros rebaixados, por isso eventualmente rachaduras podem surgir no monobloco, com maior incidência na região do amortecedor.

Por isso que o procedimento de rebaixamento só deve ser feito por profissionais e respeitando a legislação, pois qualquer alteração que mexe diretamente no design do fabricante, podem ser prejudiciais para vida útil do veículo.

  1. Revisão dos componentes

Como já mencionamos, o conjunto de suspensão é repleto de pequenos componentes que precisam de revisão periódica para que a vida útil do carro seja prolongada. 

Confira algumas peças que seu mecânico deve revisar:

  • Bieletas
  • Bandejas
  • Molas
  • Bucha de Suspensão
  • Coxim de Amortecedor
  • Pivô

Lembrando que independente dos sinais, seu veículo deve ser revisado a cada 10 mil quilômetros rodados para garantir uma vida útil mais longa e principalmente a segurança e integridade de seus ocupantes.

problemas na suspensao resolvidos stockauto

problemas na suspensao resolvidos stockauto

E para dar um trato e resolver problemas na suspensão do seu carro com profissionais digno das pistas, faça um pit stop aqui na Stock Auto Service e conheça nossos outros serviços: