O alinhamento das rodas e eixo do seu veículo é importantíssimo para a durabilidade das peças e também para sua segurança, afinal você tem um controle melhor na hora de dirigir, além de rodar mais macio, de forma mais confortável.

Os avanços da tecnologia nos trouxe a inovação que é o alinhamento computadorizado geométrico, que traz precisão total na hora de alinhar as rodas do seu carro.

Conheça mais sobre esse procedimento que está revolucionando o mercado.

Como funciona o alinhamento?

O equipamento para alinhamento computadorizado utiliza de laser e sensores em sua estrutura de suspensão do veículo, e de forma 100% digital faz a calibragem das distâncias e ângulos entre as rodas, eixos e suspensão.

O grande diferencial está no microprocessamento que mostra uma diferença de milímetros na distância e nos ângulos, trazendo a possibilidade de fazer um alinhamento perfeito do seu veículo.

Além disso, todo o procedimento pode ser feito direto no computador, utilizando um software de última geração em que você pode utilizar as especificações da montadora para fazer o alinhamento adequado ao modelo do veículo. Isso proporciona maior assertividade no procedimento, com muito menos tempo de execução.

Seu carro ganha mais performance, as peças duram mais e você economiza tempo, pois é um procedimento bem mais ágil que o alinhamento tradicional.

Diferenças do alinhamento computadorizado e do tradicional

O alinhamento tradicional utiliza um método de escala proporcional, ou seja, compara as distancias longitudinais das rodas, do eixo e da suspensão e faz uma média aproximada para alinhar tudo.

Esse processo é feito totalmente manual pelo mecânico e garante um precisão aproximada, que normalmente resolve os problemas visíveis de alinhamento, mas não tem a assertividade do alinhamento computadorizado.

Como a versão digital utiliza computador e um software apropriado calibrado com as especificações do modelo, seu carro sai do alinhamento assim como sai da fábrica, otimizado para rodar com a melhor performance possível.

Esse alinhamento é importante para evitar o desgaste dos seus pneus, assim você economiza com trocas e manutenção do seu veículo.

Quando fazer o alinhamento e balanceamento?

Apesar de normalmente serem procedimentos que andam acompanhados, existem diferenças no alinhamento e no balanceamento, e de fato um é complementar ao outro e por isso que funcionam bem quando executadas juntas. Também pela praticidade de se tratar de uma mesma parte do veículo, então é recomendado sim que os procedimentos sejam feitos em conjunto.

Mas, vamos entender como funciona e pra que serve o alinhamento.

O alinhamento tem a ver diretamente com o carro em movimento, ou seja, se ele permanece em linha reta mesmo quando o condutor solta o volante.

No procedimento é levado em consideração as forças que incidem sobre o carro como gravidade, força de viragem, força centrípeta, aderência e etc.

Levando esses fatores é feito o alinhamento de 3 ângulos principais, que são a cambagem, caster e convergência. Na cambagem, que é o mais conhecido do grande público, que leva em conta a inclinação vertical da roda em relação ao solo, e é possível notar a necessidade da cambagem observando o desgaste no ombro do pneu.

O caster, é o alinhamento do ângulo de inclinação do pino-rei na relação vertical, responsável pela estabilidade do veículo que o mantém autocentrado, ou seja, rodando em linha reta.

Por fim, na convergência ou divergência verifica-se a distância entre as partes dianteiras e traseiras do pneu por uma visão de cima, e o alinhamento desse ponto garante o desgaste dos pneus por igual.

Experiência Pit Stop no Stock Auto Center

Na Stock Auto Center preparamos uma estrutura moderna e tecnológica para oferecer uma experiência semelhante à dos boxes da Stock Car.

Temos um alinhamento computadorizado e geométrico completo com máximo nível de precisão para seu carro sair daqui pronto para arrasar nas ruas.

Estamos agregando experiência de mercado com equipamentos de alta tecnologia para te entregar alta performance das pistas para o seu veículo.

Também fechamos parcerias exclusivas com as principais marcas do evento Stock Car, para você entrar aqui e se sentir num verdadeiro pit stop profissional.