Aprenda decifrar alguns simbolos do painel do seu carro

Sempre acende uma luz no painel do nosso carro e com ela vem aquele alerta, pois algumas são fáceis de decifrar, outras não temos a menor noção, por não fazerem parte do cotidiano.

Até porque, existem centenas de alertas diferentes que podem aparecer no veículo. Contudo, é importante ter uma noção básica sobre o significado desses símbolos e também de suas cores, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rápido, pois caso contrário, a conta do mecânico pode ficar alta demais.

Então venha entender como decifrar a maioria dos símbolos do painel.

Boa leitura.

Atenção para as cores

Para entender o que seu carro está tentando comunicar, o primeiro passo é reparar nas cores das luzes de advertência que se acenderam, pois as cores são o primeiro indício do grau de urgência. 

Em geral, as luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina, você até pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso, senão o prejuízo pode ser grande.

Agora se a luz acesa no painel for vermelha, pare imediatamente para evitar danos sérios ao motor, e na sequência chame o guincho para levar o carro para oficina mais próxima.

Enquanto isso, luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos. Outra possibilidade também é que as luzes do painel do carro, não importam as cores, se acendam devido a mau funcionamento elétrico, dando um alerta falso, nesse caso é importante ficar atento para discernir o que é problema de motor e o que é falha elétrica.

Um detalhe importante sobre as luzes do painel do carro é que todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, ligando o sistema elétrico do veículo, mas antes de dar a partida no motor, pois isso serve exatamente para que o motorista veja se elas estão funcionando, ou se estão queimadas. 

Luz de abastecimento

Essa é bem conhecida, pois é a famosa luz da reserva, que mostra que o carro está com nível baixo de combustível.

Em geral vem na cor laranja e com o ícone da bomba de gasolina tradicional.

Luz do freio ABS

O sistema de freio ABS utiliza sensores para mostrar seu funcionamento, então quando essa luz se acende no painel, não quer dizer que os freios pararam de funcionar, só quer dizer que o sistema de frenagem ABS está inoperante.

Luz da bateria

A luz da bateria, ao contrário do que se pode pensar, não indica, necessariamente, um defeito na bateria do carro, ela alerta simplesmente para o mau funcionamento do sistema elétrico. Isto inclui bateria, alternador, correia, fios e tudo mais que está conectado ao sistema elétrico. Se a luz da bateria acendeu, é sinal de que o carro pode não ligar da próxima vez, então vá à oficina para descobrir o que está havendo.

Luz do freio

Essa é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake” é basicamente quer dizer que o freio de mão está acionado. 

Se tiver acesso mesmo com o freio de mão solto, pode ser um problema elétrico, então é bom verificar.

Luz do óleo

Essa é uma das mais perigosas, portanto se acender essa luz no painel é hora de buscar um ponto para troca de óleo, pois a falta de lubrificação é uma das causas de pane em motores.

A princípio ela se acende quando o nível está baixo, então é possível rodar um pouco, mas só até um ponto de troca, não abuse de sorte pois se o motor fundir, os prejuízos são gigantescos.

Luz de temperatura 

Normalmente o indicativo de temperatura é o ponteiro no painel, mas em modelos em que o painel não comporta, essa é a luz que indica baixo nível de líquidos, então é hora de parar e abastecer o reservatório de água.

Contudo, essas são as luzes mais básicas do painel e os indicativos mais simples para que você evite maiores problemas. É importante ressaltar que é sempre bom levar o seu veículo para avaliações mecânicas periódicas, para garantir a segurança e a vida útil do seu carro.

Faça seu pit stop aqui na Stock Auto Service e saia com o carro regulado, motor lubrificado e pronto para rodar macio nas ruas.