Função do Lubrificante para vida útil do seu carro

Função do Lubrificante para vida útil do seu carro

Você sabe como funciona e qual a importância do óleo lubrificante para seu carro, e o impacto que ele pode ter no meio ambiente?
Quando o motor do seu carro apresenta baixo desempenho, gasta muito combustível ou precisa de trocas frequentes de peças, vale a pena entender um pouco mais sobre o óleo lubrificante e tentar identificar se o problema está aí.

Hoje vamos falar sobre como o óleo é importante para o bom desempenho do seu motor e o que você pode fazer para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.
Boa leitura.

Lubrificante é só para lubrificar?

Os óleos lubrificantes são essenciais para garantir o bom funcionamento do motor, e tem sim o papel de lubrificar e permitir a mobilidade das peças internas, com menos atrito e preservando a durabilidade do motor. Não só isso, também são importantes para o controle da temperatura, pois ajudam a resfriar o motor.
Há três principais tipos de óleo de motor: óleo de base mineral, sintético (maior parte composta de aditivos sintéticos) e semi sintético (que é a mistura de componentes sintéticos e minerais).
Encontre o óleo ideal para o seu carro, identificando a recomendação do fabricante no manual, porque para cada projeto de motor, a montadora define o óleo mais adequado para facilitar o seu funcionamento e melhorar o desempenho.
Usar o tipo de óleo recomendado pelo fabricante é essencial, porém é importante se atentar aos prazos de troca e as quantidades de litros recomendados, bem como os filtros.

Verificando os níveis de óleo
Função do Lubrificante para vida útil do seu carro

A verificação do nível de óleo é importante para garantir que está adequado, e para fazer isso o motor tem que estar frio para uma medição acurada. Observe a vareta e veja se o nível de óleo está entre o mínimo e o máximo.
Se precisar de trocas é importante substituir também o filtro de óleo, que armazena entre 200 a 500 ml de óleo, para não misturar o óleo sujo com o novo.
Esse filtro é vendido separadamente e pode variar de acordo com o modelo do carro, por isso seu preço não está incluso nas trocas básicas.
A troca de óleo padrão geralmente é feita a cada 6 meses ou 10mil km, mas pode variar dependendo da quantidade de uso.
Os principais benefícios de usar um óleo de qualidade:

  • Lubrificação correta dos componentes;
  • Diminui muito atritos e desgastes consequentemente aumentando a vida útil do motor;
  • Fornece o máximo de desempenho;
  • Auxilia na economia de combustível;
  • Reduz a emissão de gases poluentes.

Usando óleos lubrificantes de qualidade, você não só melhora o desempenho do veículo mas também diminui a emissão de gases poluentes, pois os óleos diminuem a formação de cinzas sulfatadas, aumentando a vida útil do filtro de partículas e catalisadores.

Na hora da troca de óleo e dos filtros do motor, certifique-se de que o centro automotivo faz a destinação ambientalmente correta de todos os produtos usados e inservíveis, inclusive, o óleo lubrificante.
Aqui na Stock Auto Service trabalhamos apenas com óleos das melhores marcas, inclusive utilizados na Stock Car. Por isso, faça seu pit stop aqui e saia com seu veículo pronto para ter o melhor desempenho.

E para dar um trato seu carro com profissionais digno das pistas, faça um pit stop aqui na Stock Auto Service e conheça nossos outros serviços: