Função do Lubrificante para vida útil do seu carro

Não conseguimos definir a vida útil de um motor pelo tempo de uso, pois há muitos fatores envolvidos, como suspensão, tipo de combustível, sobrecarga e claro, lubrificação.
Todos esses fatores afetam a durabilidade do motor, portanto, é importante cuidar bem do automóvel e realizar a manutenção correta para que a vida útil do motor se prolongue ao máximo, uma das ações mais comuns é a lubrificação, que vamos falar mais no texto de hoje.
Boa leitura.

Lubrificação e prevenção, a combinação para dar vida longa ao motor

A manutenção possui um papel fundamental na preservação do motor para que ele desenvolva o desempenho planejado, por isso é importante que ela ocorra de forma regular e cuidadosa. Já a lubrificação, esta pode ser organizada por tempo ou quilometragem, e é importantíssimo respeitar esses intervalos.
Para isso, a troca de óleo ocupa, seguramente, o primeiro lugar nas ações indispensáveis para a longevidade do seu automóvel. O motor de um automóvel precisa de alguns cuidados básicos para funcionar corretamente e o óleo lubrificante é um item fundamental e que merece total atenção.

Quanto o óleo lubrificante influencia no motor?

Conforme vimos acima, o óleo lubrificante é o principal item na manutenção do motor de um veículo. Existem alguns cuidados a serem tomados para que o motor esteja sempre bem lubrificado e tenha a sua vida útil prolongada. Veja:
Está claro que o principal item na manutenção do motor é o óleo lubrificante, então vamos elencar os principais fatores a serem considerados.

1 – Utilize o lubrificante adequado ao tipo de motor

Basicamente, existem três tipos de óleos lubrificantes no mercado, sendo que cada veículo exige o uso de um modelo diferente, estes são mineral, sintético e semissintético.
Cada modelo oferece desenvolvimento tecnológico e performance diferentes. Enquanto o mineral atende às demandas de automóveis mais antigos, o sintético proporciona maior limpeza interna do motor. Já o semi sintético proporciona boa durabilidade e proteção.
Ou seja, o seu uso vai depender principalmente de qual finalidade o automóvel é utilizado.

2 – Atenção ao nível de óleo

Faça a medição do nível de óleo no motor periodicamente, pois a qualquer sinal de anomalia, é ideal verificar.
Essa vigilância constante, ajuda a prevenir problemas maiores e ainda garante maior durabilidade ao motor.

3 – Troque sempre o filtro quando trocar o óleo

Principalmente em veículos fabricados a partir de 1994, é fundamental que o filtro de óleo seja trocado periodicamente.
O filtro serve para manter as impurezas longe do mecanismo do motor, garantindo que apenas o óleo chegue na circulação. Contudo, com o tempo o filtro vai perdendo suas propriedades de limpeza e precisa ser substituído para continuar cumprindo sua função.
Então, é importante que o filtro seja trocado junto com o óleo, para que o novo lubrificante não seja contaminado pelas partículas que já foram filtradas.

4 – Respeitar os intervalos para trocar o óleo

O manual de instruções do veículo indica as principais informações sobre o uso correto do óleo lubrificante para o veículo, como o melhor modelo e quais os intervalos entre as trocas.
Cada veículo tem no seu manual as indicações de qual o intervalo correto para troca de óleo, em média trata-se de 10 mil quilômetros rodados ou 3 meses, o que acontecer primeiro.
Respeitando estes aspectos, a vida útil do motor certamente será prolongada.
Com esses cuidados básicos, o funcionamento do motor será sempre o ideal, o desempenho vai ser sempre ótimo e a vida útil muito mais longa.

Troca de óleo é na Stock Auto Service

Para garantir a vida útil do motor, traga seu carro para a Stock Auto Service para uma vistoria completa e troca de óleo, digna dos boxes de autódromos. Nossa equipe é especializada em manutenção, instalação e procedimentos automotivos que visam deixar o seu veículo pronto para ter a melhor performance na rua, assim como fazemos com os carros das pistas.
Faça seu pit stop aqui na Stock Auto Service e saia com o carro regulado, motor lubrificado e pronto para rodar macio nas ruas.