Mitos e verdades sobre o ar condicionado do seu carro

Descubra os Mitos, verdades e cuidados com o ar condicionado do seu carro.

Chegando o fim de ano e com ele o verão implacável brasileiro, então ter um ar condicionado automotivo funcionando é indispensável para aguentar o calor.

Além de refrescar, esse equipamento também faz com que a tarefa de enfrentar o trânsito fique bem mais amena.

Por isso, hoje vamos entender um pouco dos mitos, verdades e cuidados que você tem que ter com seu ar condicionado automotivo.

Boa leitura.

 

Prazo de validade do gás do ar condicionado

Balela! Apesar disso ser algo muito divulgado por ditos “especialistas”, o fluido de ar condicionado não fica velho, na verdade o que pode ocorrer é contaminação por resíduos que vêm de outros componentes do veículos.

O gás acaba com o tempo

Isto é verdade, e mesmo com algumas vozes contrárias que dizem que só diminui em caso de vazamento, na verdade estima-se que o ar condicionado automotivo perca cerca de 50g de fluído refrigerante anualmente.

O ponto é que não existe sistema de ar-condicionado 100% vedado hermeticamente e, por isso, há uma perda mínima de gás do ar-condicionado automotivo por ano, mesmo em sistemas que se encontram em perfeitas condições.

stock auto ar condicionado gás

Recarga deve ser feita apenas com equipamento correto

Mais uma verdade que muitos tentam contornar e dar um “jeitinho”, porém o gás deve ser sempre recarregado através da máquina recicladora por profissional especializado.

Outro motivo é que o gás não deve ser liberado na atmosfera, algo comum em oficinas que tentam fazer esse serviço de forma mais barata.

Vá em um especialista e obtenha um serviço de qualidade.

Filtros se troca a cada 6 meses

Isso é fato, e ainda assim muitas pessoas optam por não trocar o filtro do ar-condicionado automotivo e fazer apenas a higienização do sistema ou então simplesmente esquecem da existência desse filtro, o que não é nada saudável.

O filtro de cabine serve para evitar que as impurezas do ar de fora ou dentro do sistema do ar-condicionado cheguem aos pulmões dos ocupantes do veículo, podendo causar doenças respiratórias, por isso a troca recomendada é a cada 6 meses, porém pode até ser antes dependendo do quanto o motorista usa o veículo com o ar ligado.

stock auto ar condicionado filtro

Condições climáticas influenciam

Mais uma verdade que muitos negligenciam, quanto mais poluído o ambiente, mas o filtro do seu ar vai sofrer para trabalhar, sendo assim as trocas terão de ser muito mais frequentes.

Regiões litorâneas ou rurais, com muita terra, causam uma saturação altíssima nos filtros, e isso pode atrapalhar o funcionamento, deixando que as impurezas entrem no seu veículo e consequentemente afetem sua respiração.

 

Portanto, cuidando com sistema de ar condicionado automotivo, você está cuidando não só do conforto, mas da saúde, sua e da sua família. 

Conheça o nosso serviço de higienização de ar condicionado automotivo com troca de filtro, e faça das suas viagens experiências agradáveis.

E para dar um trato seu ar condicionado automotivo com profissionais digno das pistas, faça um pit stop aqui na Stock Auto Service e conheça nossos outros serviços: