O que você tem que considerar antes de comprar um carro usado

Trocar de carro é sempre um desejo, porém às vezes vale investir num usado com preço mas em conta, do que pegar um novo, mas antes é importante saber escolher do jeito certo.
Recentemente, uma pesquisa encomendada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) teve um resultado de que 88% dos entrevistados querem trocar de carro todo ano, e desses, 80% consideram comprar um carro usado.

Este mercado de seminovos tem apresentado boas ofertas, sendo possível encontrar ótimas oportunidades. Contudo, primeiro é preciso pesquisar muito para não ter dor de cabeça na compra de um carro usado.
Boa leitura.

5 critérios para analisar antes de comprar um carro usado

Comprar um carro usado é algo que vem cercado de desconfiança sempre, pois é difícil confiar sem conhecer muito bem o dono.
No entanto, é possível utilizar de algumas artimanhas para ter mais segurança antes da compra.
Confira nossas dicas.

1. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Antes de comprar um carro usado pesquise todos os detalhes possíveis, veja o que os proprietários falam sobre determinada marca e confira modelos e equipamentos da mesma série para poder ter uma boa base comparativa.
Aproveite para ir em concessionárias também para poder ter um comparativo do preço do mesmo modelo em outras circunstâncias, e finalize olhando a tabela de preços, principalmente a FIPE que é a principal referência de valor para os automóveis.

stock dicas para comprar carro usado pagamento

2. Não esqueça a papelada

Muitas vezes o comprador na ânsia de comprar um carro usado, acaba se apegando aos aspectos estéticos, quilometragem e preço, e esquece de algo muito importante: a situação legal.
Multas, documentação atrasada ou irregular e débitos em abertos, pois isso pode se tornar uma grande dor de cabeça.
A dica é sempre pegar o número do chassi e jogar no site do Detran para fazer uma conferência dos dados.

3. Verifique a quilometragem

Esse aspecto deve ser levado em consideração antes de comprar um carro usado, pois quanto mais baixa melhor, pois geralmente carros mais novos ajudam a poupar gastos na hora da manutenção.
Porém, atenção aos modelos antigos com quilometragem muito baixa, pois isso pode indicar que o marcador foi adulterado para disfarçar o tempo de uso.
Verifique as peças e converse com o dono para ver se a quilometragem bate com a realidade.

4. Tenha um mecânico de confiança

O profissional de confiança vai te ajudar a verificar possíveis problemas que a olho nu não são perceptíveis. Para um bom mecânico, basta ouvir o motor para ter uma boa uma ideia de como anda a máquina.

  • Além disso é possível avaliar:
  • Vazamento de óleo;
  • Se as trocas de marcha estão corretas;
  • Firmeza da direção;
  • Se o carro já foi batido alguma vez.

stock dicas para comprar carro usado revisão

5. Forma de Pagamento

Depois das 4 etapas acima concluídas, é hora de definir o pagamento, e a melhor forma é sempre a quitação à vista para conseguir um valor mais atrativo.
O financiamento pode não ser uma boa, pois você acaba ficando amarrado a juros altos que vão equivaler ao valor de dois carros.
Consórcios tem se mostrado uma opção válida para quem não tem todo o dinheiro em mãos, pois não tem juros e você pode organizar melhor as parcelas mensais.

De toda forma, se você optar por comprar um carro usado ou zero, vale levá-lo ao centro automotivo de confiança para dar aquele trato, e aqui na Stock Auto Service, seu pit stop é certeiro.
Confira nossos serviços.

E para dar um trato seu carro com profissionais digno das pistas, faça um pit stop aqui na Stock Auto Service e conheça nossos outros serviços: