Posso mudar a medida original do pneu ?

 

Essa é uma dúvida muito complexa, que motoristas têm, pois sempre bate aquela vontade de mudar a medida original do pneu, ou por estética mesmo ou em busca de uma performance off road, por exemplo.

E de fato é possível fazer essas alterações, mas você sabe como fazer de forma correta, legal e que não comprometa a segurança do veículo?

Então vem com a gente que é sobre isso nosso artigo de hoje, com dicas práticas e também algumas contas que é preciso fazer na hora de alterar a medida do pneu.

Boa leitura.

Conversão baseada em cálculo

Geralmente as próprias montadoras estipulam uma tolerância para aumento ou diminuição na medida original dos pneus, que na grande maioria é de 3% para mais ou para menos.
Lembrando que essas alterações devem ser feitas sempre na troca dos 4 pneus, e jamais em apenas 2, seja dianteiros ou traseiros, pois isso compromete a segurança do seu veículo.

Além disso, a mudança dos pneus originais para uma outra medida pode acarretar nas seguintes condições:

Posso muda a medida original do pneu tolerância

Divergência no hodômetro (velocímetro)

Usando pneus com dimensões totalmente fora das que vem de fábrica pode acarretar em erros na marcação do velocímetro.
Acima da recomendação de 3%, o hodômetro pode acabar marcando uma velocidade inferior à que seu automóvel está realmente indo, e isso pode ser prejudicial de várias formas.
Isso ocorre porque o hodômetro registra a velocidade a cada volta completa do pneu. Como o diâmetro, neste caso, será maior, ele demora mais para completar a volta e também para registrar a velocidade.

E se a medida do pneu for menor que a original, passando dos 3% de tolerância, o problema é inverso, pois o hodômetro irá registar uma velocidade maior do que o carro está realmente indo.

Estabilidade do carro

Diminuindo muito na largura da banda de rodagem, o pneu pode oferecer menor estabilidade para o seu carro, e se for mais largo pode deixá-lo bem mais estável.
Porém vale ressaltar que pneus com banda mais larga vão inevitavelmente consumir mais combustível, então é uma decisão que precisa ser bem pensada.

Além disso, uma largura de pneu fora das dimensões recomendadas também pode provocar um esforço maior no mecanismo de rotação do carro. Isso porque o pneu será mais pesado e exigirá mais esforços para sua rotação.

Isso pode provocar danos na caixa de marcha e principalmente um desgaste maior nos freios e no conjunto de suspensão, ainda mais em veículos automáticos.
O limite do para-lama também deve ser levado em conta, para que o pneu não se esconda nele, senão o desgaste é ainda maior.

Posso muda a medida original do pneu

Alteração tem que ser feita por profissionais

Independente da medida de pneu que você queira para o seu carro, é fundamental fazer isso com um auto center especializado, que vai realizar o serviço da maneira mais correta para não comprometer a segurança e vida útil dos componentes.

Aqui na Stock Auto Service, temos equipe especializada para fazer os ajustes na modificação da medida do pneu, sem falar que temos produtos das principais marcas do mercado para você fazer a troca com qualidade.

Faça seu pit stop em uma de nossas 5 lojas espalhadas pela cidade e confira toda a qualidade dos serviços Stock Auto Service.