Posso usar aditivo de óleo de motor? Para que serve?

Muitos motoristas ficam com essa dúvida durante a troca de óleo, pois geralmente os profissionais empurram o aditivo, pois claro, querem vender o produto.

Mas de fato, vale a pena utilizá-lo? Faz Diferença?

A resposta para isso pode ser um pouco complexa, porque vai depender muito da utilização do seu carro, tempo de uso e afins.

Então, venha entender um pouco mais sobre aditivos de óleo de motor, para que serve e quando usar.

Boa leitura.

Para que serve o aditivo automotivo?

Já se perguntou para que serve realmente o aditivo no motor? Essa questão já vai te dizer muito sobre como é a utilização deste produto.

O aditivo é um produto que colabora para o bom funcionamento do veículo, em especial do motor, pois age na temperatura do óleo, para que não haja superaquecimento que podem prejudicar a vida útil do motor.

Existem aditivos para radiador e para motor, bem como para combustível. No caso dos feitos para radiadores, há aditivos orgânicos, químicos e sintéticos, e não se deve misturar.

Porque usar aditivo oleo de motor qualidade

Qual o diferencial do aditivo para motor?

Segundo os principais fabricantes, os aditivos têm a função de auxiliar na redução do desgaste do motor, e assim diminuir a tem.

O aditivo, conforme os fabricantes, têm a missão de auxiliar na redução do desgaste do motor, e de diminuir também a temperatura de operação do sistema. Também deve aumentar a vida útil do óleo e até ajudar você a economizar combustível.

Há também os que auxiliam na redução de vazamentos e na prevenção de corrosão, entre outras finalidades.
Os críticos do seu uso defendem maior investimento em um bom óleo assim você nem precisa se preocupar com aditivo, mas mesmo assim essa questão vai depender das condições.

Devo ou não usar um aditivo no meu carro?

O primeiro passo é sempre consultar o manual do seu carro e seu mecânico de confiança para que possa ser detectado qual a melhor solução para seu motor em termos de óleo ou de aditivo.

Por isso, reforçamos que é importante que você não coloque por conta própria o aditivo, pois mesmo que hajam produtos específicos para determinados problemas, não se deve misturar os tipos, para que em vez de benefícios você não acabe prejudicando o funcionamento do seu carro.

Dicas de utilização de aditivo automotivo

A principal dica para o bom uso de aditivos é sempre seguir as recomendações dos fabricantes, e principalmente não colocar aditivo em óleo velho, faça sempre isso quando for fazer a troca de óleos e filtro.
Lembre-se de que a função do aditivo é prolongar a vida do motor do seu veículo.

Porque usar aditivo oleo de motor

Funções diferentes de aditivos

Além da função básica de melhora do funcionamento do motor e do carro, há também outras funções específicas que o aditivo pode realizar.

Tem o aditivo antidesgaste que serve para reduzir o desgaste da estrutura de peças que formam o motor.

Já o antioxidante reduz a decomposição por oxidação, ou seja a ferrugem e também, o antiespumante evita a formação de algo que pode provocar desperdício, que é a espuma estável.

Troca de óleo com qualidade na Stock Auto Service

O óleo adequado para seu carro faz muita diferença, por isso, com ou sem aditivo, é importante realizar as trocas periodicamente, e aí avaliar com o profissional se há mesmo a necessidade de um aditivo.

Fazendo seu Pit stop aqui na Stock Auto Service, você terá à disposição profissionais qualificados e produtos das melhores marcas, inclusive que estão presentes nos carros da Stock Car.