Qual a diferença do alinhamento normal para o 3D?

A tecnologia do alinhamento para carros é muito importante para a vida útil e estabilidade do seu veículo, por isso, conhecer as opções é fundamental para entender o que será mais adequado.

Confira as diferenças do alinhamento tradicional para o 3D.

Boa leitura.

Alinhamento tradicional vs 3D

Para que serve o alinhamento?

A função principal do alinhamento é manter o ângulo das quatro rodas ajustados, para que estejam sempre perpendiculares em relação ao solo.

Para rodar bem os pneus precisam estar paralelos entre si, com a banda de rodagem em contato completo com o solo, para que haja estabilidade.

O volante que não fica parado no lugar é um claro sinal de desalinhamento, pois se começa a virar sozinho mostra que o pneu daquele determinado lado está em desalinho com os demais.

O ideal é conferir o alinhamento periodicamente, a cada 10 mil quilômetros rodados, e, com isso, evitar o desgaste desnecessário de pneus, molas e suspensão, peças que mais sofrem quando o carro está desalinhado.

Como funciona o alinhamento 3D?

A grande diferença do alimento 3D para o tradicional é a forma como é feita a medição em três dimensões. Isso é feito por um software especializado que tem as informações da fábrica e assim o alinhamento fica de acordo com a definição original.

O passo a passo é o seguinte:

  • O primeiro passo é a instalação de sensores nas quatro rodas do veículo;
  • Os pneus são movimentados para frente, para trás e para os lados;
  • Uma câmera presente no equipamento captura as informações desses sensores;
  • Os dados são enviados para o programa de computador e comparados com os de fábrica;
  • O computador faz o diagnóstico do que precisa ser ajustado;
  • Só então o mecânico faz os reparos, munido de informações bastante precisas.

Qual a diferença para o alinhamento comum?

O alinhamento comum é até bem semelhante, porém é feito de forma manual utilizando um canhão de luz.

Também tem a versão com laser, que traz uma precisão muito maior, e esse equipamento que emite luz fica preso a roda, e quando disparado num painel é onde será feita a medição.

Essas medições custam menos para o motorista, pois usam equipamentos mais baratos, porém, a garantia de precisão no trabalho é menor em comparação com o alinhamento 3D.

Onde encontrar alinhamento 3D?

Prevenir é melhor do que remediar sempre, então manter seu automóvel bem alinhado é fundamental para reduzir os custos do dia a dia.

Os procedimentos do alinhamento 3D ajudam a preservar várias peças e aumentam a economia de combustível. Esse serviço está presente nas nossas seis unidades. Encontre uma das lojas da Stock Auto Service perto de você e faça um pit stop para sair com alinhamento 3D, balanceamento e tudo mais para garantir a vida útil do seu carro.