Quando trocar e quando recarregar sua bateria

Quando trocar e quando recarregar sua bateria
Sempre que seu mecânico diz que é hora de trocar a bateria bate aquela dúvida se realmente é necessário trocar ou se ele está querendo apenas pegar o seu dinheiro e que basta uma recarga para você continuar rodando feliz.

Na verdade, de fato há momentos em que basta uma recarga para resolver, porém, a bateria poderá dar sinais claros de que sim precisa ser trocada, do contrário poderá acarretar em outros problemas graves.

Confira no artigo de hoje como identificar problemas na bateria e saber se hora de trocar ou apenas de carregar o componente.

Boa leitura.

 

Identificando problemas na bateria

Os principais pontos de falhas de uma bateria você poderá observar visualmente ao andar com seu carro, então é importante estar atento a qualquer acontecimento que destoe do que você esteja acostumado.

Demora na partida, barulhos muito diferentes e perda de potência ao acelerar podem estar indicando problemas na bateria que não podem ser ignorados.

Sendo assim, é importante que você se atente a alguns sinais visuais que sua bateria apresenta ao longo do tempo.

Veja se os faróis do carro estão em pleno funcionamento 

Principalmente quem roda muito a noite consegue notar claramente quando os faróis parecem não estarem tão fortes ou a luz da algumas “tremidas” e isso pode ser sinal que a bateria já está cedendo.

Falhas nas luzes internas também podem ser sinal de que a bateria já não está mais na sua plenitude, então, o escuro pode ser um aliado para mostrar os eventuais problemas neste componente.

Verifique se os polos da bateria estão oxidados 

Ainda no aspecto visual você pode observar diretamente na bateria se as condições dela estão em dia.

Portanto, ao abrir o capô, olhe nos polos da bateria, que são os parafusos sobressaltados e verifique se há uma camada esbranquiçada sobre eles, e se houver, isso pode indicar oxidação.

Nessa hora, você tem duas opções:

A primeira é fazer a limpeza da bateria, ou por conta, ou levando a uma auto elétrica especializada, que é mais seguro.

Ou a segunda, que é de fato aproveitar a já efetuar a troca, principalmente se já estiver próximo ao limite da vida útil do componente.

Qual a vida útil média da bateria?

Falando em vida útil da bateria essa é uma informação que todo motorista precisa conhecer bem, pois rodar com a mesma fora do vencimento pode ocasionar em vários problemas.

Na média, a vida útil das baterias automotivas vai de 2 a 3 anos dependendo do quando o motorista utiliza os componentes elétricos do carro.

Sendo assim, quem usa ar condicionado o tempo todo, roda muito a noite com as lanternas ligadas e utiliza constantemente o sistema de som, terá uma bateria com vida útil menor, por isso que usar equilibradamente é a melhor opção.

Aposte na qualidade na hora da troca

Outro ponto que impacta diretamente na vida útil da bateria do seu carro é a qualidade do produto, então, se vai trocar, aposte na qualidade.

Utilize produtos de procedência e procure fazer a instalação numa auto elétrica especializada no assunto, e para isso, um pit stop na Stock Auto Center é a escolha certa.

Aqui na Stock temos um serviço completo especificamente para cuidar das baterias oferecendo recargas, trocas e testes de voltagem para você realmente rodar tranquilo.