Revisão dos freios e sua fundamental importância

A segurança do seu veículo é garantida pela qualidade desse componente fundamental. O sistema de freio compõe um dos dispositivos de segurança imprescindíveis para rodar com tranquilidade.

Por isso vamos falar um pouco mais sobre a importância de fazer a revisão dos freios  periódicamente.

Boa leitura.

Atenção aos primeiros sinais

O motorista cauteloso tem que ficar sempre atento aos sinais que o carro apresenta, principalmente quando se trata dos freios.

Ainda mais hoje em dia, que os veículos contam com tecnologia avançada como ABS (sistema que evita que as rodas derrapem numa freada), EBD (controle de tração/estabilidade, que utiliza os freios) entre outros sistemas, é fundamental que tudo esteja em ordem principalmente para poder pegar a estrada com segurança.

Por isso, hoje você vai conhecer os benefícios da manutenção preventiva dos discos de freio.

revisão dos freios manutenção stock auto

revisão dos freios manutenção stock auto

Motivos para fazer manutenção preventiva e revisão dos freios

Com a complexidade dos sistemas de freios atuais e a tecnologia embarcada avançando a cada ano, fica mais tranquilo confiar na segurança dos veículos.

Dessa forma, a manutenção preventiva tem se tornado cada vez mais relevante na vida de quem dirige, portanto fazer um check up antes de pegar a estrada não é mais uma opção e sim uma necessidade indispensável.

A revisão dos freios é importante, pois o sistema de freios é repleto de componentes, por isso que quanto antes uma pequena falha for detectado, mais rápido é possível corrigir e garantir a segurança dos ocupantes do veículo.

Atualmente existem serviços de manutenção preventivos de baixo custo ou mesmo gratuitos, normalmente agregado a outros serviços, então pode vir como um brinde.

revisão dos freios a disco stock auto

revisão dos freios a disco stock auto

Os principais componentes do sistema de freio

Compreendendo a função de cada peça é mais fácil entender a importância delas e saber melhor quando ir em busca de uma manutenção ou substituição.

Algumas vão demandar trocas periódicas, outras apenas uma revisão dos freios já será o suficiente para resolver, por isso é importante conhecê-las:

    • Pedal: esse é o mais reconhecível, pois é ele que você aciona com o pé para frear o carro. Se bem regulado, tem uma vida útil longa, mas é preciso revisão periódica.
    • Servo freio (hidrovácuo): Essa peça multiplica a força do pedal e transfere para todo o sistema de freio, garantindo um acionamento seguro e eficiente.
    • Fluido de freio: como a maioria dos componentes são metálicos, o óleo de freio é responsável pela lubrificação, que garante segurança e durabilidade para o sistema de freios.
    • Cilindro mestre: é a peça que leva o fluido de freio até os pistões presentes nas pinças. Como vai em alta pressão é capaz de exercer a força adequada para frear o veículo.
    • Mangueiras e canos: esses materiais simples são essenciais para o freio funcionar, pois são projetados para aguentar altas pressões que uma frenagem demanda.
    • Pastilhas de freio e lonas: essas peças criam a fricção que desaceleram o carro até parar. São feitas de material especial resistente para parar o movimento de forma eficaz.
    • Discos de freio e tambores: essas são as peças que recebem a pressão das pastilhas que permite criar a fricção necessária para parar o automóvel.

Serviços de manutenção preventiva e revisão dos freios e muitos mais, você encontra aqui na Stock Auto Service, faça seu pitstop e conheça: