Tipos de amortecedores: qual é o ideal para o meu carro?

 

Buracos e irregularidades nas estradas são muito comuns no dia a dia e não tem como escaparmos, por isso, ter o tipo de amortecedor adequado para o seu veículo ajuda muito na vida útil dos demais equipamentos.

Os componentes do sistema de suspensão dos automóveis são vitais para uma direção mais leve e confortável, até nos terrenos mais danificados, Porém você sabe se seu veículo está com o amortecedor adequado?

Vem neste artigo conferir os vários tipos de amortecedores e qual é mais indicado para o seu tipo de automóvel.

Boa leitura.

 

Entendendo o papel dos amortecedores

O motorista acostumado a passar pelas estradas, rodovias e ruas das nossas cidades conhecem bem as dificuldades para rodar com tranquilidade, pois nem sempre as condições são as mais indicadas.

Nessas horas o amortecedor adequado é fundamental para que essas irregularidades não incomodem e nem prejudiquem a vida útil do seu carro.

Sua principal função é absorver os impactos, então eles serão os responsáveis por te ajudar a passar por essas estradas irregulares.

Os tipos de amortecedores

Conheça os tipos de amortecedores e suas principais características:

 

Amortecedores hidráulicos

É o mais comum na maioria dos veículos de passeio e são baseados num sistema composto por óleo lubrificante e ar, separados em reservatórios específicos dentro do pistão o que faz o amortecimento ser bastante eficiente.

Sua conservação, no entanto, depende diretamente de alguns cuidados que devem ser observados pelo motorista. 

Usar demais os amortecedores hidráulicos como em estradas de terras pode danificar o funcionamento pois reduz a eficiência da mistura entre óleo e ar, por isso é importante evitar alta exposição a terrenos irregulares.

Tipos de Amortecedores Exemplos

Tipos de Amortecedores Exemplos

Amortecedores a gás

No modelo a gás, substitui-se o ar por nitrogênio pressurizado em conjunto com o óleo lubrificante, o que colabora para um melhor desempenho do amortecedor.

 

Suas principais características são: maior resistência aos movimentos, aderência à pista e estabilidade na direção. Outra vantagem é que não ocorrem reações entre o óleo e o nitrogênio, e isso mantém a atuação do amortecedor a gás sempre uniforme, independentemente das condições de uso.

 

Amortecedores eletrônicos

Esses são os de mais alta tecnologia atualmente, presentes em vários dos modelos de luxo disponíveis no mercado. Seu funcionamento é por meio de um sistema de comandos eletrônicos que se adaptam a necessidade do terreno.

O sistema controla os amortecedores de cada uma das rodas de maneira individual, mantendo contato uniforme com o solo mesmo em curvas ou variações bruscas de direção. Esses comandos são enviados em poucos milissegundos, e regulam perfeitamente a quantidade de amortecimento necessária para que o carro se mantenha estável.

Conhecido também como sistema de suspensão ativa, eles exigem energia do veículo e são voltados para utilitários, SUVs e veículos de carga. 

No entanto, essa também é a opção mais cara na hora de fazer a manutenção.

Tipos de Amortecedores

Tipos de Amortecedores

Escolha o amortecedor ideal

Se sua dúvida na escolha de amortecedor for pensando na manutenção, o ideal é olhar pensando no desempenho, pois essa peça ajuda a proteger todo o sistema de suspensão, então não deve ser negligenciada.

Análise fatores como o modelo, o nível de utilização e o peso do seu carro para entender o que seus amortecedores sofrerão no dia a dia.

Por exemplo, se você precisa ir mais para áreas rurais, onde o terreno é irregular, vale considerar um amortecedor que aguente o tranco e ofereça maior durabilidade.

 

Por fim, automóveis leves e utilitários domésticos costumam apresentar bons resultados com os amortecedores hidráulicos que são os mais básicos. 

No entanto, em veículos maiores, como aqueles que contam com tração 4×4, o ideal é optar por modelos a gás, também chamados de pressurizados.

 

Os veículos equipados com amortecedores eletrônicos devem utilizar o mesmo tipo de equipamento na hora realizar a manutenção do sistema de suspensão, assim será possível preservar as características e funcionalidades desses dispositivos.

 

E para fazer a manutenção ou troca de amortecedores, procure os especialistas no assunto e faça um pit stop aqui na Stock Auto, onde será atendido com qualidade de excelência.