Tudo sobre baterias e sua importância para a elétrica automotiva

Tudo sobre baterias e sua importância para a elétrica automotiva: Item básico do nosso carro é também muito importante, mas que muitas vezes só damos atenção quando ele falha e ficamos na mão.

Claro que estamos falando da bateria, esse componente que é o coração da parte elétrica do seu veículo e também precisa de cuidados para quem uma longa vida útil e também entregue um bom desempenho.

Por isso, preparamos esse guia cheio de informações úteis para você cuidar melhor da bateria do seu carro, otimizando seu uso e fazendo com que dure mais tempo sem precisar se preocupar em recarregar ou trocar.

Boa leitura.

Como funciona e para que serve a Bateria

A bateria do carro é um item que fornece energia para todos os componentes elétricos como faróis, painéis, sistema multimídia e afins.

Mas não só isso, nos carros mais modernos que contam com sistema de injeção eletrônica e partida elétrica, ficar sem bateria pode impedir que seu carro ligue e você não vai conseguir sair do lugar, nem com o bom e velho tranco.

Funciona da seguinte forma: a bateria acumula energia e a armazena para liberar aos poucos à medida que os elementos elétricos e eletrônicos do carro forem ativados.

Você pode perceber que a bateria geralmente dura alguns anos sem precisar de carga ou troca, mas isso não quer dizer que ela possua energia infinita, pelo contrário.

O que acontece é que o sistema elétrico dos carros conta com uma peça chamada alternador, que faz a recarga da bateria utilizando a energia cinética gerada pelo motor, sendo assim um sistema eficiente que se retroalimenta.

Tanto que, a maioria dos problemas relacionados à falha da bateria estão justamente em problemas no alternador, então antes de pensar em trocar ou dar uma carga extra, consulte uma auto elétrica para ver se o problema está mesmo no item.